À primeira vista, elas podem ser confundidas com pirâmides antigas, mas essas estruturas majestosas são obra exclusiva da natureza. Trata-se de uma dúzia de enormes dunas estelares que se erguem acima da planície arenosa de Erg Chebbijogo do tigrinho para ganhar dinheiro, no sudeste do Marrocos, capturadas em uma fotografia tirada da Estação Espacial Internacional (ISS) em 21 de dezembro de 2023 e resgatada pelo Observatório da Terra da Nasa (agência espacial americana) no final de 2024 como sua "Foto do Dia".
Com seus 170 quilômetros quadrados no extremo noroeste do Saara, essa fascinante região arenosa abriga algumas das dunas mais espetaculares do deserto. Entre todas elas, reina a imponente Lala Lallia, elevando-se majestosamente a cem metros de altura.
jogar fortune tiger demoUm estudo, publicado no último dia 4 na Scientific Reports, concluiu que essa estrutura colossal tem aproximadamente 900 anos, embora em sua base haja grãos de areia que datam de 13 mil anos —testemunhas silenciosas de uma época em que o Saara era um ambiente pantanoso e verdejante.
Até 80 giros no 1° depósito | ZA9BET Apostas Esportivas FormaçãoDunas estelares são formações únicas caracterizadas por terem pelo menos três cristas emergindo de um pico central, o que lhes dá seu formato característico de estrela quando observadas de cima. No entanto, vistas do solo, suas múltiplas encostas suaves, conhecidas como "faces de deslizamento", dão a elas uma aparência piramidal.
Mas o que torna essas estruturas especiais é seu processo de formação. De acordo com o Serviço de Parques Nacionais, citado pelo site Live Science, essas dunas são criadas apenas em locais onde a direção do vento muda constantemente, permitindo que suas diferentes inclinações se desenvolvam. Esse peculiar pré-requisito também explica seu lento deslocamento: apenas alguns centímetros por ano na direção do vento predominante mais forte, muito menos do que outras dunas errantes que podem se mover até 300 metros por ano.
Oásis no desertoNo coração desta paisagem desértica fica a cidade de Merzouga, visível na fotografia espacial acima. A cidade prospera graças a um extenso aquífero subterrâneo que permite que palmeirais floresçam em meio ao ambiente árido. Esse oásis natural, juntamente com as dunas majestosas, transformaram a área em um destino turístico único. Acampamentos turísticos, visíveis do espaço como pequenos retângulos claros, alinham-se no lado leste do campo de dunas, alguns possivelmente compartilhando espaço com assentamentos berberes.
Embora o Erg Chebbi abrigue alguns dos exemplos mais espetaculares de dunas estelares, tais formações não são exclusivas do Marrocos. Como bem aponta o site Live Science, na Terra também são encontradas dunas estelares na China, Namíbia, Argélia, Arábia Saudita e em vários estados dos EUA, como Califórnia e Colorado. E ainda mais surpreendente: segundo a Nasa, estruturas muito semelhantes podem ser encontradas em Marte.
A fotografia que permitiu a contemplação de paisagem tão fascinante foi tirada em 21 de dezembro de 2023 por um membro da tripulação da Expedição 70 com uma câmera digital Nikon D5, informou o Observatório da Terra da Nasa.
fortunetigerbenefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
jogar fortune tigerassine ou faça login
jogo tigrinhoLeia tudo sobre o tema e siga:
África Marrocos marte Nasa Oriente Médio sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2025/03/dunas-estelares-no-saara-tem-cerca-de-900-anos-estimam-pesquisadores.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu emailRecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Mercado de trabalho aquecido esconde precarização e polarização em vagasSomada à inflação de alimentos, tendência ajuda a explicar queda na popularidade de Lula, sugere estudo
29.mar.2025 às 23h00Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Militares no front na Ucrânia são céticos sobre negociações de paz com a RússiaTropas dizem que nada mudou no dia a dia após posse de Trump; situação de soldados é crítica nos buracos que substituíram as trincheiras
29.mar.2025 às 23h00Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Esquerda usa 039;Bolsonaro réu039; e aniversário do golpe e descola de governo em atos contra anistia e 1964Sem atos oficiais por parte do governo Lula, movimentos de esquerda vão às ruas contra ditadura militar e anistia ao 8/1
29.mar.2025 às 23h00Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok