O presidente dos Estados Unidos, Joe Bidengerador de bingo, vai relaxar as sanções contra Cuba dias antes da posse presidencial de Donald Trump, marcada para o próximo dia 20. A expectativa é que isso leve à libertação de prisioneiros políticos por Havana.
Como parte do pacote, Biden irá reverter várias restrições postas em prática por Trump, seu antecessor e o presidente eleito. Essas medidas incluem notificar o Congresso sobre a retirada da designação de Cuba como um país patrocinador do terrorismo e desfazer uma ordem de Trump que restringiu transações financeiras a militares e cubanos ligados ao regime, de acordo com um alto funcionário da Casa Branca.
Biden também deve suspender a capacidade dos indivíduos de usar os tribunais dos EUA para fazer reivindicações de propriedades potencialmente confiscadas em Cuba após a revolução de Fidel Castro em 1959, disse o funcionário.
As medidas foram relacionadas à esperada libertação de um número significativo de prisioneiros políticos por Cuba, após as negociações do regime comunista com a Igreja Católica.
Cassino Online e Seguro - Mais Confiável do BrasilEm nota, a Casa Branca disse que as medidas "contribuirão para o diálogo entre o governo cubano e a Igreja Católica", e que Biden "honra a sabedoria e conselhos de muitos líderes mundiais, em especial da América Latina, que o encorajaram a tomar esses passos a fim de garantir direitos humanos à população de Cuba".
O Itamaraty também se pronunciou, dizendo que o governo brasileiro recebeu a decisão dos EUA "com grande satisfação". Segundo a pasta, Brasília "sempre sublinhou ser injusta e injustificada a manutenção de Cuba em uma lista unilateral de países que promovem o terrorismo, quando é de amplo conhecimento que [o país] colabora ativamente para a promoção da paz, do diálogo e da integração regional".
jogo do tigre"Muito embora parciais e limitadas, as medidas de alívio adotadas pelos Estados Unidos vão no sentido correto e constituem ato de reparação e de restabelecimento da justiça e do direito internacional", conclui o Ministério das Relações Exteriores.
Cuba enfrentou duras críticas de grupos de defesa dos direitos humanosgerador de bingo, dos EUA e da União Europeia após a prisão de centenas de manifestantes em decorrência das manifestações de 11 de julho de 2021, as maiores desde a revolução.